Assembleia de Deus
Assembleia de Deus
Ministério Belém
Setor 06 - Congregação Moema
Pastor Presidente José Wellington Bezerra da Costa

Estudos Bíblicos > O nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo foram segundo às Escrituras

O nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo foram segundo às Escrituras

 

Texto: I Cor. 15.3,4 (3. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras. 4. E que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia segundo as escrituras).

- Seu nome seria secreto – Jz 13.18  - Maravilhoso = Admirável, no Hebraico “Pel’i => Secreto.

- Secreto – Is. 9.6 (Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado será sobre os seus ombros, e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz). Maravilhoso = Admirável, no Hebraico “Pelli” => Secreto.

Secreto – Sl. 118.23 (Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos).

- A escolha da mãe e o nome do Menino, - Is. 7.14 (Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: E eis que uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e será o Seu nome Emanuel).

- Sua alimentação – Is. 7.15 (Manteiga e mel comerá, até que Ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem).

- Lugar do seu nascimento – Mq. 5.2 (E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade).

- Sua Glória – Is. 9.2 / 10.27 (9.2 – O povo que andava em trevas viu uma grande Luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. 10.27 – E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do seu ombro, e seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção).

- Sua SalvaçãoIs 61.1 (O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de Coração, a proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisões aos presos;

(Os dois adventos de Cristo: Is. 61.1; 1ª Vinda, e Is.61.2 – a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por Espírito angustiado, afim de que se chamem árvores da justça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado, 2ª Vinda “ O dia da vingança” – Ap.19. (E depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e Glória, e Honra e Poder pertencem ao Senhor nosso Deus (Um dia tem 1.440 minutos. Um ano tem 365 dias ou 8.760 horas), 7 anos tem 2.555 dias, 61.320 hrs ou 3.679.200 minutos).

- Sua entrada na Cidade Santa – Dn. 9.25 (Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o príncipe, sete semanas e setenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mais em tempos angustiosos.) (Um dia tem 1.440 minutos. Um ano tem 365 dias ou 8.760 horas), 7 anos tem 2.555 dias, 61.320 horas ou 3.679.200 minutos).

Sua entrada na Cidade Santa – Sl. 118.26 (Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos, desde a casa do Senhor).

Sua entrada na Cidade Santa (2 condições) – Zc. 9.9 (Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho filho de jumenta).

- Seu sofrimento – Is 53.1-12 (Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz duma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si. E nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moido pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras, formos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como  a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e que contará o tempo da sua vida?

Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez  injustiça, nem houve engano na sua  boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo justificará a muitos porque as iniqüidades deles levará sobre si, Pelo que lhe darei a parte de muitos, e como os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede).

- Seu sofrimento – Zc 13.6,7 (se alguém lhe disse que feridas são essas? Dirá ele: são as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos).

- Sua morte – Dn 9.26 (E depois da sessenta e duas semana será tirado O Messias, e não será mais;e o povo do príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim haverá guerra; estão determinadas assolações).

- Na Páscoa – Ex. 12. 1-6 ( E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será  o principio dos meses; este vos será o primeiro dos meses dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizento: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. Mas se a familia for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme ao número das almas. Conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, uma macho de um ano o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

- Forma da Traição – Sl. 55.12,13 (Pois não era um  inimigo que me afrontava, então eu o teria suportado. Nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu intimo amigo.

- Forma da Traição – Sl. 41.9 (Até o meu próprio amigo íntimo, em que eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar).

- O preço da Traição – Zc. 11.12 (E eu disse-lhes: Se parece bem aos vosso olhos, daí-me o que me é devido; e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata).

- Seu Drama na Cruz – Sl. 22.1, 7 e 18 (1 – Deu meu, Deus meu, porque me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido, e não me auxilias, 7 – Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os beiços e meneiam a cabeça dizendo: 18 – Repartem entre si os meus vestidos, e lançam sortes sobre a minha túnica).

- Seu Drama na Cruz – Sl 69.21 (Mt 27.34) –  (Sl 69.21 - Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre) ( Mt. 27:34 - Deram-lhe a beber vinho misturado com fel, mas ele, provando-o não quis beber).

- Sua morte - Dn. 9.26 e horário Ex 12.6.

- Seus ossos não quebrariam – Ex 12.46 e Sl 34.20 (Ex 12.46 Numa casa se comerá, não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso),  Sl 34.20 ( Ele lhe guarda todos os seus ossos, nem sequer um deles se quebra).

- Abririam seu lado – Zc 12.10 (E sobre a casa  de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito).

- Seu corpo não ficaria na Cruz – Dt 21.23 (O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é maldito de Deus. Assim não contaminaras, a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança).

- Sua Sepultura – Is 53.9 (E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; por quanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca).

- Sua Ressurreição – Sl 30.3 e Sl 16.10 (Sl 30.3 Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo), Sl 16.10 (Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção).

 

(Os paralelos estão nos Evangelhos)

 

  • Uma Prova Irrefutável:       

 

1º – Lugar e horário da vinda do Messias -  Mq 5.2 (E tu Belém  Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá  o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade), contagem do tempo por – Dn 9.25,26 (25- Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Messias, o Príncipe sete semanas e sessenta e duas semanas, as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 - E depois da sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais, e povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim haverá guerra; estão determinadas assolações).

- Início da contagem Ne 2.1-9 (e cumprimento em Lc. 19.35,38,40-44.

2º – O templo ainda estaria de pé – Mt 3.1

3º – Os registros Genealógico ainda estariam Disponíveis – Mt 1.

4º – Pouco antes que o tempo  fosse destruído – Dn 9.26 o paralelo em Mt. 24.1,2

5º – Os Rabinos tinham perdido o Direito a pena de morte – Jo 18.31.

 

As sete últimas Palavras do Senhor:

1 – Lc. 23.34 - Pai Perdoa-lhes não sabem o que Fazem.

2 – Lc. 23.43 - Hoje estarás comigo no Paraíso. 

3 – Jo. 19.26 -  Mulher eis ai o teu Filho.

4 – Mt. 27.46 - Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes.

5 – Jo. 19.28  - Tenho sede.

6 _ Jo. 19.30  - Está Consumado

7 _ Lc. 23.46  - Deu Vida Jo 10.17,18,28 -  Pai nas tuas mãos entrego o meu Espírito.

 

Disse Jesus: São estas as Palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés , e nos Profetas e nos Salmos. Lc 24.44.

 

Pastor Osmário de Oliveira



Confira Também:

Dons do Poder
As dez portas de Jerusalém
Dons da Elocução
A genética espiritual das doze tribos de Israel
O Ministério de Evangelista
E deu dons aos homens
Copyright © Assembleia de Deus - 2010 - 2014 - Todos os direitos reservados.
Av. Jacutinga, 154 - Cep: 04515-030 - Moema
Validado em  XHTML